Temperos de apartamento: Veja como montar uma horta vertical

 em blog, Dicas

Quer ter uma horta, mas mora em apartamento? Relaxa! A MEUIMO te ajuda a realizar o seu desejo!

 

A princípio, parece impossível cultivar temperos num ambiente pequeno e fechado, não é mesmo? Mas isso é apenas uma impressão! A MEUIMO te ensina como você pode cultivar plantas em vasos e ter sempre à disposição produtos orgânicos fresquinhos! Com as hortas verticais, o problema da falta de espaço de um apartamento é deixado de lado, e você terá disponível hortaliças e temperos deliciosos, além de uma decoração linda com as plantas!

 

É possível montar uma horta desse tipo em qualquer parede da casa, desde que a fixação da estrutura seja adequada. Dois sistemas bastante simples que são recomendáveis para a instalação de uma horta são as estantes ou as treliças.

 

O primeiro sistema são estantes, que podem ser de madeira ou de ferro, e possuem prateleiras vazadas e inclinadas até cerca de 30 graus. A sua profundidade deve ser de 20 a 30 cm, com um afastamento de 5 cm da parede, para garantir uma boa ventilação para sua plantação. A altura entre as prateleiras pode ser de 50 a 60 cm. Nelas, pode-se colocar vasos plásticos, garrafas PET, embalagens de leite ou coadores de alumínio para massa, onde as hortaliças serão cultivadas. Além do plantio, esses objetos dão um efeito visual interessante no apartamento.O segundo sistema utilizado para montar uma horta vertical é o de uma treliça, que pode ser de alumínio, madeira ou ferro. Use ganchinhos metálicos para prender os vasos, deixando-os suspensos.

 

O local de instalação precisa ter iluminação adequada, com exposição à luz solar de no mínimo seis horas por dia e, de preferência, ao sol da manhã. Se possível, a horta deve ter colocada em locais externos, como varandas ou parapeitos, para garantir uma melhor ventilação.

 

Em seguida, veja como cultivar seus temperos em vasos!

 

Cultivo em vasos

 

Aqui está o passo a passo que você deve seguir para o cultivo de ervas e hortaliças em vasos:

 

1. Escolha o tipo de vaso

 

Os tipos de vasos ideais são os de plástico ou de alumínio. Se for utilizar vasos de cerâmica ou de cimento, será necessário impermeabilizá-los com piche e deixar secar por alguns dias.

 

2. Cuidados com a drenagem

 

É preciso drenar a água que passará pela terra. Para permitir a drenagem, coloque materiais como pedaços de tijolos, telhas ou brita no fundo do recipiente. Em cima de tudo, ponha uma camada de areia.

 

3. Prepare a terra

 

É preciso preparar a terra para garantir um plantio mais efetivo. Coloque uma mistura de substrato preparado ou comercial, que é facilmente encontrado em lojas. Para fazer em casa esse substrato, misture cinco partes de um composto orgânico ou húmus de minhoca, uma parte de adubo animal curtido (esterco) e uma parte de areia. Caso você não queira fazer uma horta orgânica, adicione adubos granulados com NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio). Se você utilizar substrato comercial, no momento de repor, use o composto orgânico ou o que contém NPK.

 

4. Faça a semeadura ou transplante as mudas

 

Após esse processo, irrigue os vasos.

 

Agora confira algumas plantas com raízes curtas, ideais para vasos:

 

– cebolinha
– salsa
– coentro
– alface
– pimentão
– tomate-cereja
– morango
– couve-folha
– rúcula
– alecrim
– sálvia
– orégano
– manjericão
– calêndula

 

Caso o espaço disponível no seu apartamento receba pouca luz (somente três ou quatro horas de exposição ao sol, por exemplo), você ainda pode plantar algumas espécies, que necessitam de menos luz, mas elas crescerão com menos qualidade. Confira algumas opções:

 

– hortelã
– capuchinha
– tomilho
– salsa
– cebolinha

 

Agora você está pronto para cultivar os melhores temperos e hortaliças em seu próprio apê!

 

Fonte: https://revista.zapimoveis.com.br/temperos-de-apartamento-veja-como-montar-uma-horta-vertical-3846868-sc/

Posts Recomendados