Mercado Imobiliário Aposta Nos Celulares Para Crescer Nos Próximos Anos

 em blog, Dicas

Novidades tecnológicas no mundo imobiliário

 

O Google publicou uma pesquisa sobre o mercado imobiliário recentemente mostrando que 59% das buscas por casas e apartamentos feitas no Brasil em 2018 foram feitas via celulares. O fenômeno de migração dos buscadores tradicionais para os smartphones são uma tendência mundial. Nos EUA, por exemplo, 60% dos processos de compra de imóveis foram realizados via aplicativos de celular em 2017.

 

A busca de imóveis pela internet – principalmente por smartphones – garantem grandes vantagens, devido à enorme quantidade de opções de imóveis e ao volume de informações que você consegue obter. Hoje, pelas redes, o consumidor adquire informações sobre o apartamento antes de visitá-lo. Antigamente, essas informações ficavam na mão do corretor ou da imobiliária, que nem sempre as divulgavam para os clientes antes da visita. Questões como média de locação e valor do m², por exemplo, podem ser facilmente descobertas na internet e fazer com que a sua compra seja muito mais consciente. Com isso, os celulares ganham mais espaço para esse tipo de busca, pois passamos grande parte do nosso dia olhando para eles.

 

As imobiliárias já sentem a necessidade de modificar suas estratégias para privilegiar os telefones celulares em seus serviços. Além de ser uma tecnologia que está revolucionando o mercado, também é preciso estar atento ao comportamento dos clientes. Por exemplo, caso a imobiliária não possua um site compatível com celulares e tablets, ela pode perder a chance de atrair novos clientes, que buscarão em outros sites as informações e imóveis que desejam.

 

São muitas as ferramentas que o mercado pode utilizar para explorar o mobile, como torpedos de voz, SMS marketing, mensagens de WhatsApp e QR Codes. A gestão de uma campanha inteligente ajudará efetivamente nas vendas online e na transmissão de informações aos clientes.

 

Hoje, com o avanço dos aplicativos, é possível realizar o processo praticamente inteiro apenas com o celular, que vai da busca pelos imóveis, da negociação com o proprietário, passando pela simulação à aprovação de empréstimos, pelo envio de documentos, até a contratação do seguro. Tudo online.

 

Os bancos brasileiros e internacionais já apostam nessa mudança. O Banco do Brasil, por exemplo, possui um aplicativo imobiliário que já funciona desde 2017, ainda que restrinja os serviços disponíveis. A ideia é que os clientes se habituem nos próximos anos para que as ofertas e possibilidades cresçam. A outra instituição bancária estatal do país, a Caixa, ainda não desenvolveu seu app para o setor, mas pretende fazer em breve, já que é a grande fiadora do mercado imobiliário.

 

Estimativas indicam que os principais aplicativos de imóveis no Brasil reúnam 8 milhões de anúncios e 633 mil usuários ativos mensalmente, que, em sua maioria, possuem uma faixa de idade entre 25 e 34 anos.

 

Expectativas do Mercado Imobiliário

 

O crescimento de buscas e vendas de imóveis por celular está ligado às expectativas do mercado no setor para 2019, que acredita que os juros baixos dos bancos, o aumento da produção de novos empreendimentos e a tímida melhora da economia do país podem reaquecer o setor.

 

Os números do segundo semestre de 2018 ajudam a alimentar as esperanças. Em pesquisa, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) indicou que o setor cresceu 11,5% entre junho de 2017 e o mesmo mês de 2018, em relação aos 12 meses anteriores. Houve uma alta de 34,4% nos lançamentos de empreendimentos imobiliários no país no mesmo período.

 

Já o Departamento de Economia e Estatística do Sindicato da Habitação (Secovi-SP) afirma que houve um crescimento de 24,6% nas vendas de residências em julho de 2018 em relação ao mesmo mês de 2017. No entanto, uma queda de 32,6% foi registrada em comparação com junho de 2018.

 

A MEUIMO, que é uma das precursoras do mercado imobiliário online no Brasil, se orgulha de ter essa visão antes mesmo que ela se estabeleça de fato!

 

Fonte: https://publicidadeimobiliaria.com/mercado-imobiliario-aposta-nos-celulares-para-crescer/

Posts Recomendados