Contrato de locação residencial e rescisão antecipada 

 em blog, Dicas

Alguns esclarecimentos sobre a rescisão antecipada 

 

Dúvida / Pergunta: O Locador pode pedir de volta o imóvel durante a vigência do contrato?

Não, a Lei determina que durante o prazo contratual o locador não pode pedir de volta o imóvel, salvo em casos excepcionais e previstos em lei como o descumprimento de clausulas fixadas no contrato ou pela lei, nesses casos o prazo mínimo para desocupação do imóvel pelo inquilino é de 30 dias.

 

Dúvida / Pergunta: O Locatário pode devolver o imóvel durante a vigência do contrato?

Sim, ele pode devolver o imóvel durante o prazo estipulado, mediante o pagamento de multa proporcional ao período remanescente do contrato. Essa multa é geralmente fixada no contrato e no valor de 3 alugueis, ou arbitrada judicialmente (caso não haja previsão no contrato).

 

Dúvida / Pergunta: O Locador pode exigir o locatário a pagar multa?

O locador não pode se existe uma clausula de isenção de multa determinada no contrato de locação, geralmente uma clausula de isenção de multa apos o 12º mês é usual.

O locador também não pode exigir a multa do inquilino que pedir a rescisão em consequência de transferência pelo seu empregador em outro município, desde que o locatário avise com antecedência mínima de 30 dias.

Se o contrato for celebrado por tempo indeterminado, o contrato pode ser rescindido a qualquer momento, mediante aviso prévio de 30 dias por escrito. Essa mesma regra vale em caso de renovação automática de contrato celebrado com prazo igual ou superior a trinta meses.

 

Nossos consultores Meuimo ficam a sua disposição!

 

Anunciar seu imóvel direto com o proprietário. Venda e alugue apartamentos, casas, imoveis comerciais e qualquer tipo de imóvel sem intermediação e corretor. Só no Meuimo!

 

Postagens recentes